26.5.12

Sem a tourada a Terra girava ao contrário


CONSELHO INTERMUNICIPAL PARA A TOURADA À CORDA

Publicado na Sexta-Feira, dia 25 de Maio de 2012, por António Ventura


Os Vereadores do PSD apresentaram uma recomendação na Câmara Municipal de Angra para se constituir um Conselho Intermunicipal para a Tourada à Corda na Ilha Terceira. Uma iniciativa entregue em Setembro do ano passado, mas que ainda não viu a luz dia.

A ideia parte do pressuposto de que interessa contribuir localmente para o desenvolvimento da Tourada à Corda quer numa continuada avaliação e consequente implementação de procedimentos da sua regulamentação, quer na promoção, divulgação e defesa desta atividade.

É, neste sentido, útil articular e debater as questões da tourada à corda na ótica dos vários intervenientes, como sejam as Associações de Ganadeiros, Tertúlia Tauromáquica, Capinhas, Poder Local e Governo Regional.

A tradição da tourada à corda sempre esteve na origem dos usos e costumes, nas expressões linguísticas, na história, nas festas locais, nas lendas e narrativas, no quotidiano social e, de forma substancial, na economia da população da Ilha Terceira. E constitui a maior manifestação popular no Arquipélago, assumindo-se como genuína e rara.

É, acima de tudo, um símbolo das gentes da Terceira representando uma riqueza etnográfica e um importante cartaz turístico dos Açores que atrai milhares de visitantes às nossas freguesias durante grande parte do ano e cujo reconhecimento tem sido várias vezes manifestado fora deste Arquipélago.

No nosso entendimento, ganha assim importância a criação de um fórum de debate que envolva as duas Câmara Municipais e que reúna, pelo menos, em cada época da Tourada à Corda.

Fonte: http://www.auniao.com/noticias/ver.php?id=28131

Nota: Parabéns aos industriais do turismo da Ilha Terceira por não estarem a sofrer a crise que afecta os Açores. Será verdade o que diz o senhor Ventura?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.