12.7.11

A PROPÓSITO DE TOURADAS ARTÍSTICAS. TORTURA É ARTE?



Não, nunca deveria ser, se é que nos considerámos evoluídos.
Que evolução existe, se na prática não se aprende com os conhecimentos que se vão adquirindo?
No caso do uso dos animais para nosso usufruto já sabemos que são seres sencientes, o que se traduz em possuírem sistemas nervosos muito semelhantes ao do ser humano, que possuem os mesmos cinco sentidos e que alguns desses sentidos até serão mais desenvolvidos. Significa que tem capacidade de sentir tudo o que o ser humano sentiria exposto as mesmas condições. Cientistas dizem que a senciência animal poder-se-á comparar à de uma criança pequena relativamente a de um adulto. Portanto, é em grau, não em género.
Este é o nosso conhecimento actual. E o que fazemos com ele? Não o aplicamos. Ou melhor, aplicamos somente nos casos que nos interessam. Aplicamos, por exemplo, e dependendo da evolução da pessoa, aos animais de estimação. Aos outros, os animais que exploramos para nosso usufruto, é como se não existissem estes estudos, este conhecimento. Onde esta a coerência?
Uma sociedade incoerente não se aplica a uma sociedade que se diz evoluída. Em toda a nossa história de evolução, foi sempre necessário que alguns de nós nos obrigassem a ver a tal incoerência. Em exemplos muito simples, foi o caso das pessoas de raça negra não serem consideradas seres humanos e por isso automaticamente serem escravizados, das mulheres serem propriedade dos homens, dos homossexuais serem considerados doentes mentais e muitos mais exemplos poderiam se dar. Todos estes seres, foram considerados inferiores não há muito tempo.
Em todos estes casos, para evoluirmos e nos tornarmos mais "humanos", foi necessário fazer-se uso do conhecimento, pensamento e empatia para chegarmos aonde estamos. Sobre este ponto de vista, existem ainda países em que essa evolução não chegou. São considerados bárbaros, selvagens e atrasados, por nós, as sociedades desenvolvidas.
Será que o grau de desenvolvimento se traduz só em tecnologia?
Quanto ao texto "A natureza artística das touradas", em primeira análise vemos que o que é considerado artístico se mede em dinheiro empregue e multiplicado. Tudo o que é popular, neste caso, não é artístico. A quem estas denominações e adjectivos interessam?
Com certeza que não é a maioria do povo e aqui está outra incongruência, para não se falar em total falta de democracia.
E o povo tem que saber o desprezo que lhe é votado por interesses e leis que só beneficiam quem possui riqueza. Em que a importância das pessoas se mede através do seu grau de riqueza.
E é aqui que reside a "arte" que é apregoada.
A violência, a tortura, o derramamento de sangue, não deveria caber numa sociedade que se diz evoluída, como é lógico.

Tudo isto contribui, de grande maneira, para que se continue a perpetuar a injustiça e barbaridade entre toda a vida deste planeta.
É por isto, que ainda estamos onde estamos, é por isto, que ainda existem guerras onde os milhões que morrem são os mais "pequenos".

Está tudo interligado...

Ana Teresa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.