20.5.11

Animais não são mercadoria


Bom dia,

Gostaria de vos dar a conhecer (se ainda não têm conhecimento) das novas taxas que a companhia aérea SATA pratica no transporte de animais. Relembro que é a única transportadora a fazer as ligações inter-ilhas, na Região Autónoma dos Açores.
Encontro-me actualmente a exercer a minha actividade profissional nos Açores, Ilha das Flores, mas como a minha residência oficial é em São Miguel tenho de me deslocar com alguma regularidade para lá, levando consequentemente o meu animal de estimação. Até há algumas semanas pagava uma taxa de 1,60€ por quilo no transporte do animal. Actualmente tenho de pagar, de acordo com a nova tabela 7 euros por quilo, mais 30€ pela taxa de transporte no porão. Contas feitas por alto, antes das entrada em vigor das novas taxas pagava 20€ e actualmente 121€ (cão e caixa = 13k). Ida e volta 242€, um valor superior à minha passagem de 170€.
Impressiona-me que, para não abandonar o meu animal de estimação e melhor amigo, terei de pagar valores exorbitantes, até porque não tenho alternativa para sair da ilha. No entanto, fico muito mais sensibilizada ao pensar que existem pessoas que não podem pagar tanto para levar um animal, sobretudo se for de grande porte. O que farão aos animais?
Tenhamos como exemplo um animal com 40 quilos: pagaria 310 €. Ida e volta, 620€.
Gostaria que me informassem se há alguma coisa que eu possa fazer, nomeadamente, divulgar esta falta de consciência onde prevalece a falta de moral e ética em função de interesses individualistas e capitalistas. Haverá alguma forma de luta através das associações de animais?
A raça humana persuade-se com a qualidade da sua presença no mundo relativamente à de outros seres. Desiludo-me mais com a nossa espécie do que com a do meu melhor amigo.
Deixo-vos ainda a hiperligação para as tabelas com os preços do transporte de animais pela SATA, que aparecem curiosamente com o mesmo valor do excesso de carga, ao contrário do que acontece com outros equipamentos.

http://www.sata.pt/pt-pt/informacoes-uteis/excesso-de-bagagem
Segundo a mesma tabela, o transporte do meu Schnauzer Miniatura para os Estados Unidos custaria apenas mais 30 euros, uma vez que só teria de pagar uma taxa única de 150 dólares.
Como podem constatar o valor apresentado para o transporte de animais ultrapassa na maior parte dos casos o valor do transporte de equipamento desportivo.

http://www.sata.pt/pt-pt/informacoes-uteis/equipamento-desportivo
Em que sociedade vivemos?

Grata pela atenção dispensada,
Maura Barreto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.